5 livros sobre casas assombradas

5 livros sobre casas assombradas

Ainda no clima de A Volta do Parafuso, de Henry James, resolvi buscar na memória outras histórias sobre casas arrepiantes ou simplesmente sombrias (porque nem sempre precisa de um fantasma para o local ser arrepiante, né?).

Duas histórias não se tratam exatamente de “casas”, mas de uma construção em que coisas sinistras acontecem, mas ainda assim, acho que cabem nessa lista. Vamos conferir quais são?

Jane Eyre, de Charlotte BrontëJane Eyre – Charlotte Brontë

Uma jovem preceptora que vai trabalhar em uma casa remota no campo, com um proprietário misterioso, uma criança inocente e uma casa com barulhos estranhos à noite parece mesmo receita para um livro de terror, mas Jane Eyre é um romance.

Com aquela atmosfera pouco ensolarada típica das irmãs Brontë, a história se desenrola com um misto de paixão e medo. Afinal, o que são aqueles gritos de madrugada? Esse livro é simplesmente sensacional e muito gostoso de ler. Acaba que a casa é mais um elemento das desventuras de Jane Eyre, mas ainda assim ajuda a compor o cenário gótico no qual ela é inserida.

Compre Jane Eyre por aqui.

A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson

A Casa da Colina é definitivamente um casa arrepianteMais do que um livro sobre casa arrepiante, aqui estamos falando de terror puro. Servindo de inspiração para filmes como Casa Amaldiçoada (filme de 1999, com Catherine Zeta-Jones) e a série A Maldição da Residência Hill, o livro é como uma fonte da qual bebem diversas histórias sobre casas mal-assombradas.

Disposto a investigar os fenômenos paranormais da Casa da Colina, o Dr. Montague convida a solitária Eleanor, a sensível Theodora e o herdeiro da casa, Luke, para passar alguns dias e documentar o que viram. Só que a experiência do que acontece dentro da casa é tão assombrada (tipo, a Casa da Colina é descrita como “má” logo no primeiro parágrafo) que você sente estar enlouquecendo junto com a protagonista. A sensação de terror é real e quem gosta do gênero deveria dar uma chance.

Compre A Assombração da Casa da Colina por aqui.

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

A casa arrepiante de Heathcliff era o desfecho do livro Olha mais uma irmã Brontë aparecendo na lista! É muito claro que elas flertavam com cenários nublados, charnecas solitárias e ventanias ruidosas. Apesar de O Morro dos Ventos Uivantes não ser só sobre casas arrepiantes (assim como Jane Eyre), a aparição fantasmagórica é o ponto de partida do livro, que vai explicar como tudo aconteceu.

E aqui já não falamos de terror propriamente dito, mas de um romance entre a mimada Catherine Earnshaw e o misterioso Heathcliff. As desventuras amorosas desse casal egoísta e temperamental já inspiraram diversas adaptações para o cinema e retratam bem a cena do romantismo da época.

Compre O Morro dos Ventos Uivantes por aqui.

Dark House – Karina Halle

Não uma casa arrepiante, mas um farol assombradoSaindo dos clássicos da literatura e entrando em livros atuais, temos Dark House, de Karina Halle, que traz não uma casa, mas um farol assombrado. Tecnicamente pode ser uma casa porque o faroleiro mora lá, certo?

A história é sobre Perry, uma garota que consegue ver fantasmas. Quando o seu caminho cruza com o do produtor de um reality show sobre fantasmas, ela descobre que o farol do seu tio é um lugar verdadeiramente assombrado. Esse é um livro que daria um filme muito bom! Não é inesquecível, mas tem muita ação e deixa você roendo as unhas de nervosismo.

Compre Dark House por aqui.

O Iluminado – Stephen King

Não uma casa arrepiante, mas um hotel realmente cruelTambém não é sobre uma casa propriamente dita, mas sim sobre o Hotel Overlook. Mas como Jack Torrance e a família passam a morar lá durante a baixa estação (para que ele trabalhasse como zelador), conta como casa arrepiante.

De todos da lista, esse é o livro que mais me deu medo. E não é apenas susto, é medo de verdade (de ter pesadelo e tudo). O Iluminado não é um livro de dar susto, a narrativa é tecida para que possamos entender os personagens (especialmente Jack) a cada capítulo para que fiquemos horrorizados quando o Hotel começa a influenciar nos seus pensamentos (algo que pode ter sido inspirado por A Assombração da Casa da Colina). Sério, o filme de Stanley Kubrick (famoso por aquela cena de Jack Nicholson com um machado) nem chega aos pés do terror que é esse livro.

Compre O Iluminado por aqui.

Parece que essa temática sempre se renova, né? É uma fórmula que dá certo e quando quem escreve sabe o que está fazendo, a história se torna realmente singular.

E você? Quais livros sobre casas arrepiantes você já leu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.