[Resenha] O Mistério da Estrela – Stardust | Neil Gaiman

[Resenha] O Mistério da Estrela – Stardust | Neil Gaiman

O_MISTERIO_DA_ESTRELA__1512625020679SK1512625021BO mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra Vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran.

Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman.

Título: O Mistério da Estrela – Stardust

Autor: Neil Gaiman

Editora: Rocco Jovens Leitores

Ano: 2008

Número de páginas: 280

Avaliação (de 0 a 5): 5,0

pipoca-avaliaçãopipoca-avaliaçãopipoca-avaliaçãopipoca-avaliaçãopipoca-avaliaçãoPrint

Um conto de fadas regido pelos desejos egoístas de seus personagens e pelo humor macabro de Neil Gaiman. Falando assim, nem parece uma obra tão leve e fluida, mas é exatamente o que O Mistério da Estrela é. Um livro simples, sucinto e totalmente cativante. Até agora, é o meu favorito do autor.

Sobre o que é a história

Para quem nunca leu Neil Gaiman, prepare-se para uma história com elementos fantásticos e desfechos bem crus (quase um tapa na cara para nos lembrar que nem mesmo um mundo mágico é isento da maldade de seus habitantes). Mas calma, não é nada tão maluco assim.

Pois bem, existe um muro que separa o nosso mundo da Terra Encantada. É lá que surgiu um vilarejo chamado Muralha onde mora o jovem Tristran (Isso mesmo, não é Tristan) Thorn, que nunca se aventurou pelas terras além dos muros. No entanto, para impressionar a sua amada Victoria, ele decide partir em buscar de uma estrela cadente que os dois viram cair do céu.

Enquanto Tristran parte em sua jornada, a estrela Yvaine (sim, ela aterrisa como uma jovem mulher) lamenta ter se separado de suas irmãs no céu e se machucado ao cair. Mas Tristran não é o único atrás dela.

Em um reino distante, o monarca, antes de morrer, afirma que o seu sucessor precisará encontrar a estrela que caiu do céu. Isso faz com que seus filhos (que já se mataram até sobrarem três) saiam em uma busca desenfreada. Como se não bastasse, uma bruxa também corre atrás da estrela, já que o coração dela é que confere juventude para a feiticeira e suas irmãs.

E Mistério da Estrela é bom mesmo?

Com esse tanto de personagens e enredos parece que tudo vai virar uma bagunça, mas não vira. Neil Gaiman não se demora mais do que o necessário nas descrições e nas cenas propriamente ditas, tornando o ritmo da narrativa bastante ágil. Alguns podem até achar que as coisas acontecem de forma superficial, mas o estilo é bem parecido com os contos de fadas mesmo.

Como eu adoro uma boa história sobre magia, Stardust já foi para minha lista de favoritos! Apesar das poucas páginas, o autor soube delinear bem as características de cada personagem, o que me fez torcer e aguardar pelo desfecho. Falando nisso, o único “porém” é justamente o desfecho.

Ao contrário do filme (que vou falar mais adiante), o clímax da história é bem morno e algumas situações se resolvem depressa demais. Nada que vá prejudicar a narrativa, mas eu esperava um pouco. Para compensar, há uma espécie de epílogo mostrando as aventuras dos protagonistas depois do encerramento dos principais acontecimentos.

Resumindo? Eu adorei. Envolvente, carismático, bem escrito e com muita imaginação, O Mistério da Estrela foi um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos.

Sobre o filme Stardust – O Mistério da Estrela, com Claire Daines

Amo demais esse filme, tanto é que eu soube do livro depois de tê-lo assistido (eu sei, shame on me!). O elenco é espetacular, com Claire Danes, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Sienna Miller e Charlie Cox (antes de fazer sucesso como o Demolidor).

A história é bastante similar, com a diferença que alguns pontos principais sobre aquele mundo são bastante esclarecidos por Neil Gaiman (inclusive as diferenças entre uma estrela na terra – do ponto de vista astrofísico mesmo – e na Terra Encantada).

Os enredos são bem entrelaçados e o filme vira uma opção maravilhosa de se assistir. Para quem não curte o tom mais sombrio de alguns desfechos do livro, o filme é bem mais light.

Confira o trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.