Resenha | Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery

Resenha | Anne de Green Gables – Lucy Maud Montgomery

Capa do livro Anne de Green Gables

Título: Anne de Green Gables
Autora: Lucy Maud Montgomery
Editora: Ciranda Cultural
Idioma: Português
Idioma original: Inglês
Ano da edição: 2020
Número de páginas: 336
Tradução: João Sette Camara
Avaliação: 4,5/5

Resumo
O que fala o livro Anne de Green Gables? A história gira em torno da orfã Anne Shirley, uma menina tagarela e muito imaginativa que é adotada por engano pelos irmãos Marilla e Matthew, que queriam um menino para ajudar na fazenda.

Mas quando a criança chega à belíssima cidade de Green Gables, as vidas de todos ao redor vão mudar com a sua presença cativante.

Resenha de Anne de Green Gables

Sabe aquela história que aquece o coração? Pois bem, este é o livro perfeito para proporcionar essa sensação. Anne de Green Gables foi escrito em 1908, mas consegue emocionar mesmo nos tempos atuais.

Mas não vou mentir, o começo pode ser um pouco lento devido à divisão de uma aventura diferente por capítulo. Basicamente, é como se cada um fosse um episódio diferente na vida da atrapalhada Anne.

Mas do meio para o final, a fluidez da narrativa retorna e podemos acompanhar a trajetória da protagonista até a entrada na idade adulta. A amizade leal à Diana, as confusões com a rígida Marilla, a competição com Gilbert Blythe e os devaneios da menina deixam saudades quando viramos a última página.

Gilbert Blythe e Anne Shirley na série Anne with an E

É incrível vê-la com imaginação dramática se transformar aos poucos na jovem responsável e empática. Por isso, essa é uma obra que eu recomendaria a todas as idades.

Esta é a pior parte de crescer, e estou começando a me dar conta disso. As coisas que você queria muito quando criança não parecem tão maravilhosas assim quando você as conquista.

Se você gosta de clássicos como Pollyana e O Jardim Secreto, esta é a pedida certa. É aquele tipo de leitura confortável, perfeita para se ler quando se busca acolhimento.

Cena do filme Anne de Green Gables, de 1985

E o melhor (ou não, dependendo de como você encara): este é apenas o primeiro volume de uma coleção extensa que acompanha a mocinha no seu crescimento ao longo da vida. Ou seja, para os fãs de epílogos, como eu, essa é uma das poucas obras em que você realmente pode acompanhar seus personagens favoritos ao longo da vida.

Série de Anne de Green Gables

Eu já tinha ouvido falar do livro, claro, mas me apaixonei pela história foi vendo a série Anne With An E, da Netflix.

Com a incrível atriz Amybeth McNulty no papel de Anne Shirley, as três temporadas abordam o primeiro livro da coleção, o que deixa uma tristeza de não podermos ver certos acontecimentos na tela (já que ela foi injustamente cancelada).

Mas a fotografia, o elenco e a trilha sonora são de tirar o fôlego. E para os fãs de Anne e Gilbert, a obra traz cenas muito fofas dos dois.

Qual é a ordem dos livros de Anne de Green Gables?

  1. Anne de Green Gables
  2. Anne de Avonlea
  3. Anne da Ilha
  4. Anne de Windy Poplars
  5. Anne e a Casa dos Sonhos
  6. Anne de Ingleside
  7. Vale do Arco-Íris
  8. Rilla de Ingleside

Além desses, temos as obras complementares lançadas por Lucy Maud Montgomery.

  • Crônicas de Avonlea
  • Mais crônicas de Avonlea
  • Os contos dos Blythes (volumes 1 e 2)
  • Os poemas dos Blythes

Compre a coleção completa de Anne Green Gables por este link (e ajude o blog sem custo adicional)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.