Resenha | A Paciente Silenciosa, de Alex Michaelides

Resenha | A Paciente Silenciosa, de Alex Michaelides

Título: A Paciente Silenciosa
Autora: Alex Michaelides
Editora: Record
Idioma: Português
Idioma original: Inglês
Ano da edição: 2019
Quantidade de páginas: 364
Tradução: João Sette Camara
Avaliação: 4,5/5

Compre A Paciente Silenciosa por este link.

Sinopse
O que fala o livro A Paciente Silenciosa?

A história gira em torno do drama de Alicia Berenson, uma talentosa pintora que tinha a vida perfeita até a noite em que deu cinco tiros no marido, Gabriel, e nunca mais falou nada.

Em meio ao furor que o mistério causa, ela é levada a um hospital psiquiátrico, onde começa a ser tratada por Theo Faber, que está determinado a descobrir o que ela esconde por trás do silêncio.

O que eu achei do livro

Se você gosta de livros com reviravoltas e momentos tensos, esta é uma boa pedida. A Paciente Silenciosa alterna a narrativa do psicoterapeuta Theo e dos diários da própria Alicia. De início, não dá pra entender como as coisas chegaram a esse ponto, mas se você já leu alguns suspenses psicológicos, a reviravolta não será uma surpresa tão chocante.

Ainda assim, é incrível a forma como Alex Michaelides consegue amarrar a tragédia grega mencionada tantas vezes na trama com o crime cometido naquela fatídica noite. O que os quadros de Alicia (que ficaram famosos após o assassinato do marido) podem ter a ver com o que aconteceu? Será que o passado turbulento da moça pode tê-la traumatizado a ponto de matar?

São essas as questões com que Theo se depara ao investigar a história da paciente de forma obsessiva. Mas a agressividade muda da própria Alicia, bem como a dificuldade de falar com pessoas próximas, só torna tudo ainda mais difícil e deixa o leitor mais instigado a percorrer as páginas.

No final das contas, eu adorei esse livro. Só não dou a nota máxima porque alguns detalhes mereciam um novo capítulo, mas a resolução do mistério é feita de forma cirúrgica e razoavelmente surpreendente. E o mais bacana é que faz muito sentido com tudo o que você leu, ou seja, não é uma reviravolta jogada do nada. Se prestar atenção, o autor deixa pequenas pistas ao longo dos capítulos (segundo a cartilha da mestra Agatha Christie).

Se você achar o livro um pouco lento no começo, não se preocupe, ele melhora. Vale a pena chegar até o final.

A Paciente Silenciosa vai virar filme?

Sim! Pelo menos de acordo com o tweet do próprio autor. O filme será desenvolvido pela Plan B e Annapurna.

Livros parecidos com A Paciente Silenciosa

Se você gostou desse suspense psicológico com reviravoltas no final, recomendo fortemente Até o Fim, de Agatha Christie, e também Ninfeias Negras, de Michel Bussi (que é o final mais surpreendente que já vi em um livro). Outros livros que também surpreendem no final (embora, na minha opinião, não seja tão bons quanto esses que eu recomendei acima) são Verity, de Colleen Hoover, e O Homem de Giz, de C.J. Tudor.

E você, já leu esse livro? Conta o que achou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *